RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS UTENTES DA UNIDADE DE CUIDADOS CONTINUADOS E DO LAR SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Foram realizados os Questionários de Satisfação às várias valências da SCMPS referentes ao ano de 2018. Fazem parte dos inquiridos os utentes, os familiares e os voluntários. Os resultados dos questionários refletem as respostas a várias questões relativamente ao funcionamento de cada valência. Foi avaliado o grau de satisfação no Atendimento Prestado, no Acolhimento e Integração do utente, nas Atividades e no Funcionamento da Resposta Social, nos Serviços Prestados, nas Instalações e na Alimentação. Com este processo pretende-se conhecer a qualidade do Serviço Prestado no sentido de promover uma melhoria continua.

Ao analisar os Questionários de Avaliação da satisfação dos utentes da Unidade de Cuidados Continuados e do Lar São Francisco de Assis, conclui-se que de forma geral os utentes inquiridos encontram-se satisfeitos com os Serviços Prestados pela Resposta Social, sendo deste modo, todos os itens avaliados de forma positiva. No que respeita ao parâmetro do Acolhimento e Integração verifica-se que os utentes têm conhecimento das normas de funcionamento e que de forma global encontram-se satisfeitos com o Acolhimento e Integração em ambas as respostas. Em relação ao parâmetro das Atividades e Funcionamento da Resposta a maioria dos inquiridos está satisfeita com o seu envolvimento nas Respostas, não sendo registada neste parâmetro nenhuma resposta como insatisfeito ou muito insatisfeito. Relativamente aos Serviços Prestados todos os inquiridos se encontram satisfeitos, sendo os itens com maior grau de satisfação as Atividades de Animação, os Cuidados de Higiene Pessoal e Imagem, o Tratamento de Roupas, a Adequação das Refeições às suas necessidades, seguido da Limpeza e Arrumação dos Espaços. No parâmetro da avaliação das Instalações os utentes apresentam um grande grau de satisfação em relação à Localização/Acessibilidade, às Condições Físicas das Instalações e ao Conforto e Comodidade dos Espaços disponíveis. No que concerne à Alimentação não foram registadas respostas insatisfatórias, sendo a Apresentação e a Qualidade os itens com maior satisfação.