RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS FAMILIARES DOS UTENTES DO LAR RESIDENCIAL DA PONTE

Foram realizados os Questionários de Satisfação às várias valências da SCMPS referentes ao ano de 2018. Fazem parte dos inquiridos os utentes, os familiares e os voluntários. Os resultados dos questionários refletem as respostas a várias questões relativamente ao funcionamento de cada valência. Foi avaliado o grau de satisfação no Atendimento Prestado, no Acolhimento e Integração do utente, nas Atividades e no Funcionamento da Resposta Social, nos Serviços Prestados, nas Instalações e na Alimentação. Com este processo pretende-se conhecer a qualidade do Serviço Prestado no sentido de promover uma melhoria continua.

Realizada a análise dos Questionários de Avaliação da satisfação dos familiares dos utentes do Lar Residencial pode concluir-se que a quase totalidade dos inquiridos se encontra muito satisfeita com o funcionamento da Resposta Social. No que respeita ao parâmetro do Acolhimento e Integração a maioria dos inquiridos respondeu satisfatoriamente às questões avaliadas, sendo que se registou o mesmo número de respostas satisfatórias e muito satisfatórias. Em relação ao parâmetro das Atividades e Funcionamento da Resposta Social é de salientar que os itens com maior grau de satisfação por parte dos inquiridos são a Relação com a Equipa de Trabalho e o Horário de Funcionamento. Relativamente aos Serviços Prestados pela Resposta Social é notável que os responsáveis dos utentes estão bem informados em relação aos serviços disponíveis. É de referir que os Serviços Prestados com maior grau de satisfação são os Cuidados de Higiene Pessoal e Imagem, seguido dos Cuidados de Enfermagem. O serviço onde existe maior grau de insatisfação é o Tratamento de Roupas. Observando a avaliação das Instalações é de frisar que todos os itens foram avaliados de forma muito positiva, destacando a elevada satisfação pelas Condições Físicas das Instalações e pelo Conforto e Comodidade dos Espaços disponíveis. Na questão da Alimentação os itens que os familiares dos utentes avaliaram de forma mais positiva foram a Apresentação e a Qualidade. De referir que os itens que mostram respostas de “Não Aplicável” e de “Nem satisfeito nem insatisfeito”, devem-se ao facto de alguns dos familiares não assistirem às refeições e basearem-se apenas no feedback dado pelos utentes ou pelas comemorações realizadas na instituição que estão abertas à família.