Foram realizados os Questionários de Satisfação às várias valências da SCMPS referentes ao ano de 2018. Fazem parte dos inquiridos os utentes, os familiares e os voluntários. Os resultados dos questionários refletem as respostas a várias questões relativamente ao funcionamento de cada valência. Foi avaliado o grau de satisfação no Atendimento Prestado, no Acolhimento e Integração do utente, nas Atividades e no Funcionamento da Resposta Social, nos Serviços Prestados, nas Instalações e na Alimentação. Com este processo pretende-se conhecer a qualidade do Serviço Prestado no sentido de promover uma melhoria continua.
Dada a análise dos Questionários de Avaliação da
Satisfação dos Utentes do Lar Residencial da Ponte conclui-se que de forma
generalizada os utentes inquiridos estão satisfeitos com o Serviço Prestado
pela Resposta Social e que todos os itens analisados foram avaliados de forma
positiva. No que concerne ao parâmetro das Atividades e Funcionamento da
Reposta Social podemos verificar que a maioria dos utentes se encontra
satisfeita em todos os indicadores avaliados, sendo que o item que apresenta
maior satisfação é o da Participação no Plano Individual. Tal acontece porque
existe uma grande preocupação pela parte da equipa de trabalho para envolver os
utentes no seu próprio Plano individual de Cuidados, bem como, à adesão à
participação e envolvimento nas várias atividades e rotinas da Resposta Social.
No parâmetro dos Serviços Prestados, conclui-se que os utentes inquiridos estão
bem informados relativamente aos Serviços Prestados pela Resposta Social. Entre
os vários Serviços Prestados destaca-se a satisfação pelas Atividades de
Animação, pelo Serviço de Fisioterapia, seguido dos Cuidados Médicos e de Enfermagem.
Ao longo da aplicação dos questionários o serviço em que os utentes mostraram
menos agrado foi o serviço relacionado com o Tratamento das Roupas. Tal facto
prende-se muitas vezes pela necessidade de dar reposta a um elevado número de
utentes, não podendo assim dar resposta às vontades individuais, como o
tratamento das roupas no próprio dia. Na questão da avaliação das Instalações
os inquiridos encontram-se muito satisfeitos, apresentado um maior grau de
satisfação em relação à Localização/Acessibilidade, seguido do Conforto e
Comodidade dos Espaços Físicos.