Foram realizados os Questionários de Satisfação às várias valências da SCMPS referentes ao ano de 2018. Fazem parte dos inquiridos os utentes, os familiares e os voluntários. Os resultados dos questionários refletem as respostas a várias questões relativamente ao funcionamento de cada valência. Foi avaliado o grau de satisfação no Atendimento Prestado, no Acolhimento e Integração do utente, nas Atividades e no Funcionamento da Resposta Social, nos Serviços Prestados, nas Instalações e na Alimentação. Com este processo pretende-se conhecer a qualidade do Serviço Prestado no sentido de promover uma melhoria continua.
Ao analisar os Questionários de Avaliação da
satisfação dos utentes da Unidade de Cuidados Continuados e do Lar São
Francisco de Assis conclui-se que os responsáveis dos utentes estão satisfeitos
com o funcionamento das Respostas Sociais. No que concerne ao parâmetro do
Acolhimento e Integração, pode concluir-se que de forma global os inquiridos
estão satisfeitos, sendo que nenhum item foi avaliado como “Insatisfeito” ou
“Muito Insatisfeito”. Relativamente às Atividades e Funcionamento da Resposta
Social é de salientar que os itens que apresentam maior grau de satisfação são
a Relação com a Equipa de Trabalho e a Capacidade de Resposta às necessidades
dos Utentes. A avaliação das Instalações de ambas as respostas foi realizada de
forma bastante positiva, sendo destacado o item que diz respeito ao Conforto e
Comodidade dos Espaços disponíveis. Na questão relacionada com a Alimentação
verifica-se que nenhum dos itens foi avaliado de forma negativa, sendo que o
que apresenta maior grau de satisfação é o da Apresentação. De notar que todos
os itens do parâmetro da Alimentação (Apresentação;Temperatura; Quantidade; Diversidade; Qualidade) foram avaliados com resposta de “Não Aplicável”, pois grande parte dos
inquiridos baseia-se no facto de não assistir às refeições, atendendo assim à
opinião dos seus familiares.